2 de outubro de 2011

Doutor Quem?

Christopher, David e Matt

O que Christopher Eccleston, David Tennant e Matt Smith tem em comum? A resposta para essa pergunta é bastante simples. Pode até ser soletrada, e desse jeito: TARDIS, que em inglês significa Time And Relative Distance In Space. É aí que surge a segunda pergunta do dia: Do que esse texto vai tratar? Todo esse papo de TARDIS, tempo e distância relativa no espaço e atores britânicos pode parecer a mais absurda das histórias, mas na verdade, estou me referindo à uma das mais conhecidas séries de tv já produzida na Inglaterra.

Christopher, David e Matt, além de partilharem TARDIS, também partilham o papel de um simpático e querido Senhor do Tempo, chamado Doutor. E antes que a terceira pergunta apareça, devo dizer que estamos falando de nada mais, nada menos que a série Dr. Who.

Mas como a web está pipocando de textos explicativos sobre a série, sobre os mistérios desse sujeito que viaja pelo tempo e espaço a bordo de uma nave que mais parece um antigo telefone e posto policial inglês, resolvi fixar o foco deste texto no episódio 13 da sexta temporada: O Casamento de River Song, que coincidentemente é o episódio final da temporada. E devo avisar que há SPOILERS pelo caminho...

O casamento de River Song

Em The Wedding of River Song, temos a convergência entre muitos pontos trabalhados nas recentes temporadas da série. River, que é uma personagem já conhecida, e interpretada por Alex Kingston, está no centro de uma catástrofe. Tudo e absoultamente que foi feito desde o início da temporada, contribuiu agora para que o tempo chegasse à beira do colapso. Sim, o tempo, a marca temporal de passagem de eventos, o passado, o presente e o futuro está se desfazendo e a única maneira de impedir que a realidade deixe de existir, a única maneira de salvar o universo é sacrificando o Doutor, aquele que o controla.

A princípio, a sensação que se tem é que o Doutor e seus mais de 900 anos de existência, vai mesmo deixar este mundo. Mas nada é impossível para ele. É aí que a figura de River, Amy Pond e Rory Williams, os companheiros de viagem do Senhor do Tempo, são cruciais. É necessário que as decisões de todos na realidade em que se encontrem sejam superiores a aquilo que foi pensado antes. O Doutor e suas companhias não existem para salvar a Terra ou a galáxia. Eles estão presentes para impedir que o tempo se eclipse sobre todos os universos. E ao iludir a todos com sua morte, tão logo depois de seu casamento com River, esse filho único de Gallifrey, irá, com toda certeza levar a série a novos rumos.

Nenhum comentário: