31 de janeiro de 2012

Miss Geekgastic recomenda 2


E as férias de alguns vão chegando ao fim enquanto as de outros ainda vão durar mais alguns dias. Mas para todos que apreciam a boa leitura independente da época do ano, o The Geekgasm traz uma mais do que excelente recomendação literária. Trata-se de Tinker Tailor Soldier Spy, na tradução brasileira, O Espião Que Sabia Demais, escrito por John Le Carré.


Publicado em 1974, o romance de espionagem é centrado na figura de George Smiley, um homem de meia idade, taciturno, mas extremamente perspicaz e inteligente que é forçado a se aposentar do Serviço Britânico de Inteligência. Porém, sempre tem um porém e é aí que está a graça do livro, Smiley retorna ao antigo trabalho para caçar um suposto espião duplo que estaria infiltrado no Circus, o mais alto escalão do SBI. 

A trama de TTSS prende o leitor do começo à última página, justamente porque todos que começam a ler, querem descobrir a identidade do farsante espião tanto quanto Smiley e seus subordinados. Trabalhando na linha da observação silenciosa e da dedução, George poderia facilmente se passar por uma versão mais velha de Sherlock Holmes. Seus característicos óculos com aro de tartaruga captam cada movimento, cada pequeno detalhe do ambiente ao seu redor, e John Le Carré descreve tudo da maneira mais meticulosa possível.

Por isso, se a sua praia é o suspense e o mistério, pare já o que está fazendo e vá ler O Espião Que Sabia Demais, e de quebra, ainda pode assistir ao filme homônimo, estrelando Gary Oldman, Benedict Cumberbatch, Colin Firth e Tom Hardy.



Nenhum comentário: