17 de junho de 2012

Dossiê Geekgasm 2


O Dossiê Geekgasm de hoje invadiu o site da Trilogia Millennium, no melhor estilo da protagonista Lisbeth Salander e traz para a galera o que há de melhor nos livros escritos pelo sueco Stieg Larsson.


Começando com Os Homens que Não Amavam as Mulheres, somos introduzidos ao universo torpe da alta sociedade sueca. Oh sim! Para todo mundo que achava que a Suécia era um país lindo e perfeito, o primeiro volume é como um tapa no rosto. A trama segue o rastro de Harriet Vanger - jovem das altas rodas, detentora de status e herdeira de um patrimônio industrial invejável - que desaparece sem deixar vestígios. Na tentativa de esclarecer o que aconteceu com a moça, seu tio idoso Henrik contrata o jornalista Mikael Blomkvist para investigar o caso. A medida que avança em suas apurações, Mikael ganha a ajuda de Lisbeth Salander, uma inteligentíssima hacker, com tendências altamente anti-sociais. 

Em A Menina que Brincava com Fogo, Lisbeth assume a dianteira da história quando é acusada dos assassinatos de seu antigo tutor, de uma criminologista e de um jornalista, que estavam próximos de denunciar uma rede internacional de tráfico de mulheres. Confiando na inocência de Lisbeth, Mikael Blomkvist vai em seu auxílio, pois sabe que apesar de todos os talentos, se continuar sozinha, a hacker não tem chances de se safar.   

A última parte da história, A Rainha do Castelo de Ar, se encaixa na demais como a última peça se encaixa em um quebra cabeças. É chegado o ápice da narrativa de Lisbeth e Mikael, quando os segredos finalmente são descobertos, quando os inimigos finalmente mostram suas faces e a hora da verdade se aproxima para todos. Ao seu lado, Salander possui Mikel e sua irmã Annika, uma advogada especializada na defesa de mulheres vítimas de violência. Completando a lista de personagens vitais, está o inspetor Jan Bublanski, que está determinado em descobrir, de uma vez por todas, tudo o que foi ocultado no caso de Lisbeth.



Como bem define o Le Nouvel Observateur, "Millennium, a admirável trilogia do sueco Stieg Larsson, está se tornando uma obra cult graças a um boca-a-boca entusiasmado e eficaz. Relações amorosas, conflitos profissionais, suspense de tirar o fôlego: entre no mundo de Larsson e você se verá imediatamente capturado!".

Nenhum comentário: