15 de junho de 2012

Quando a tietagem é demais...

É aquela velha história de sempre... Alguém faz sucesso na mídia, seja atuando, seja cantando ou seja tirando a roupa, o que é mais comum, e surgem legiões de pessoas no mundo todo declarando o seu amor... Porém, entre essas legiões de pessoas, existem aqueles mais radicais, se é que estou me fazendo entender. Aqueles moços e moças que cometem verdadeiras loucuras para estar perto do ídolo, para ter nem que seja um único instante da sua atenção.

Jonah Hill ilustrando histericamente o assunto de hoje

Em busca de uma opinião comum sobre o assunto, o The Geekgasm fez as vezes do Nick Fury e dos treinadores do The Voice e recrutou as Vingadoras Cristiane, Gabriela e Luiza, mentes criativas por trás do Vingadores da Depressão e o pop Luiz, coach do Tá na Boca da Galera. Depois de uma manhã animadíssima no Google Talk, eis que surgiram algumas conjecturas bem interessantes sobre loucuras que pessoas fazem em nome dos seus ídolos:

O Luiz nos trouxe o curioso caso - que não é do Benjamin Button - dos fãs da cantora Madonna que resolveram apelar para a prostituição, como forma de comprarem seus ingressos para o show da Rainha do Pop. Entre os comentários de "Estou pasma!", "Pasmei" e "É a mais pura verdade, gente!", fez-se necessário comentar como ações tão extremistas por parte dos fãs, antes tidas como algo repugnante e absurdo, hoje nos passam como naturais.




Infelizmente, a internet e principalmente as redes sociais têm propiciado uma abertura enorme para que esse tipo de comportamento se prolifere. A grande massa da juventude se diferencia da geração anterior muito devido à influência da grande rede e atualmente, não é raro ver esse tipo e outros tipos de coisas circulando por aí.

Que dirá o assim batizado Caso Hiddlesgate, envolvendo o ator Tom Hiddleston, uma seguidora indignada e fotos em um perfil no Facebook. Trocando em miúdos: o ator foi vítima de invasão de privacidade na rede social, quando não respondeu a essa mesma seguidora no Twitter, e viu várias fotos pessoais suas correrem pela internet. 

O ator Tom Hiddleston, que se juntou ao "Clube dos Perfis Hackeados"
Não é necessário mencionar que a polêmica resultante repercutiu por vários dias, em várias redes sociais. No Facebook, Tumblr, Twitter, fóruns e afins, a discussão gerava em torno justamente da maneira como Hiddleston trata os seus seguidores, sempre gentil e educadamente, que pode ter sido confundida com uma abertura para as atitudes exacerbadas daqueles que o consideram um ídolo.

E se há algo no qual tanto eu, Miss Geekgastic, quanto as Vingadoras e Luiz concordamos, é, e sem julgamento nenhum, que apesar de existir bom senso da parte de muitos fãs, também existem aqueles que não se deixam convencer. A única preocupação que fica é a de que no final das contas, o Lado Negro da Força, por assim dizer, trinfue sobre os esforços para criar bons relacionamentos entre fãs e ídolos.

Nenhum comentário: