18 de dezembro de 2013

O mundo do mestre Hayao Miyazaki

SAUDAÇÕES, PEOPLE! 

Vamos combinar que somos todos crescidos e responsáveis e tal, mas a verdade é que mesmo depois dos 18 anos, alguns de nós, senão muitos, ainda amam uma boa e velha animação, certo? A gente aqui na redação do The Geekgasm curte tanto um desenho que só nesse ano de 2013 a gente assistiu uns 100 filmes do gênero, incluindo os lançamentos Valente, Detona Ralph, Madagascar 3 e as lindas e maravilhosas obras do mestre Hayao Miyazaki, a quem nós dedicamos esse post.



É claro que vai ter gente por aí que nem nunca ouviu falar no nome do Miyazaki sensei, mas com certeza já ouviu falar em A Viagem de Chihiro, Ponyo e Meu Amigo Totoro. Só para vocês terem uma idéia, a filmografia desse gênio tem mais de 200 menções, incluindo direção, produção, fotografia e roteirização. 

E aproveitando que o fim de ano está aí e que muita gente vai passar as férias em casa, nós fizemos um top 3 daqueles filmes que valem super a pena serem assistidos. 



O terceiro lugar vai para O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro, no original), que conta a história de uma jovem insegura, que é amaldiçoada por uma bruxa malévola e se vê aprisionada no corpo de uma idosa. Sua única chance de quebrar o feitiço acompanhar a jornada de um jovem bruxo auto-indulgente e seus companheiros em seu castelo com pernas.


O segundo lugar vai para o premiado A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, no original), que conquistou o mundo ao narrar as desventuras de uma mal-humorada menina de 10 anos de idade, que, no meio da mudança de sua família para os subúrbios, vagueia em um mundo regido por deuses, bruxas e monstros; onde os seres humanos são transformados em animais, e existe uma casa de banhos para estas criaturas.


E a nossa medalha de ouro vai para From Up On Poppy Hill (Kokuriko-zaka kara, no original). Diferente dos enredos místicos e fantásticos da maioria dos filmes do Studio Ghibli, From Up On Poppy Hill ganha os corações do pessoal com a história de um grupo de adolescentes de Yokohama que se esforça para salvar o clube da sua escola da demolição nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964.


A primeira coisa que chama a atenção no trabalho do mestre Miyazaki são as tramas que fogem do usual óbvio e te prendem até o último minuto. Previsibilidade é uma palavra que podemos descartar quando falamos dessas animações maravilhosas. O outro ponto forte, ao lado dos excelentes roteiros, são os personagens, cuja construção física e psicológica é surpreendente. E é lindo ver como tanto protagonistas quanto coadjuvantes evoluem ao longo da história e te emocionam com seus desfechos.

Agora que nós já tecemos um zilhão de elogios, vocês estão esperando o que? Simbora ver esses filmaços todos! EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

Nenhum comentário: