11 de janeiro de 2017

Aziz Ansari comandará o SNL em janeiro



Quem assistiu à série Parks e Recreation certamente irá se lembrar de Tom Haverford, um dos personagens mais hilários e icônicos da cidade de Pawnee. Com o fim da série, Aziz Ansari, ator que interpretava Tom, partiu em busca de novos desafios. Além de continuar sua carreira com shows de stand-up comedy; Master of None, sua série na Netflix, foi aclamada por público e crítica e lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro; seu livro Romance Moderno esgotou nas livrarias mundo afora. 

Ou seja, Aziz é sinônimo de sucesso. E para quem desejava vê-lo num grande programa de TV, agora é a hora: Ansari irá apresentar o Saturday Night Live no dia 21 de janeiro ao lado de Big Sean, que será o convidado musical. E aqui está outra coisa legal sobre essa participação: ele vai fazer história no SNL.

Aziz será o primeiro apresentador americano de origem sul-asiática no Saturday Night Live. Surpreendentemente, e infelizmente, ele também será o primeiro anfitrião asiático em 17 anos de SNL. Tanto Lucy Liu quanto Jackie Chan apresentaram uma edição do programa no ano 2000, com Jackie Chan apresentando no dia 20 de maio e Lucy Liu no dia 16 de dezembro. Desde então, o SNL tem sido criticado várias vezes pela falta de diversidade em termos de quem é convidado a apresentar o show. Em dezembro passado, notamos que nesta temporada, o SNL chegou perto de alcançar a paridade de gênero entre os anfitriões, mas que a maioria deles ainda são homens brancos.

Comparação entre apresentadores brancos e de cor no SNL

Isso é muito triste, não é? Era de se esperar que o SNL teria demonstrado algum tipo de mudança desde os anos 70, quando o programa surgiu na TV americana. Embora os números de audiência tenham subido e descido ao longo das temporadas, a situação é exatamente o que o site IndieWire observa: este é um problema de toda a indústria do entretenimento. É difícil para atores e comediantes que não são brancos alcançar o nível de sucesso e visibilidade que se espera de um apresentador típico do SNL.

Apesar das barreiras e preconceitos, no entanto, Aziz Ansari tornou-se um talento incontestado e bem conhecido, tendo ganhado um Emmy por Master of None no ano passado (Outstanding Writing), e tendo sido indicado para dois outros Emmy também (Outstanding Lead Actor and Outstanding Directing). Ansari aceitou seu prêmio ao lado do co-escritor da série, Alan Yang, e os dois aproveitaram a oportunidade para falar contra  as caricaturas de pessoas de origem asiática na mídia americana. 

Em sua carreira, Ansari sempre conseguiu usar sua fama como uma plataforma tanto para advogar por causas como feminismo, igualdade de direitos e combate à homofobia quanto para a comédia, muitas vezes simultaneamente. Vai ser ótimo ver como ele irá usar essa plataforma no SNL este mês. 


-
Fonte: The Mary Sue.

Nenhum comentário: