14 de março de 2018

Artemis Fowl vem aí!



Boa notícia para os fãs de longa data do menino prodígio do crime! A Disney confirmou o início da produção do filme Artemis Fowl. Escrito pelo autor irlandês Eoin Colfer, os livros de Artemis Fowl contam a história de um jovem imundo e absurdamente inteligente, que descobre um mundo escondido de magia, trolls e anões flatulentos e, naturalmente, decide tentar lucrar com isso. Voltado  para o público jovem, a história ganhou a apreciação de leitores de todas as idades com sua mistura de temas de fantasia com ação e espionagem, o que gerou uma série de 8 livros.

Especulações sobre uma adaptação dos livros começaram a rondar a mídia nos idos de 2001 e  aumentaram mais ainda quando Harry Potter se transformou num fenômeno do cinema. Em 2003, com a Miramax mantendo para si os direitos do filme, Colfer afirmou que o roteiro fora concluído e a pré-produção estava em andamento, mas o tempo passou e nada mais se falou do projeto. Cerca de uma década depois, a Disney anunciou que finalmente uma adaptação de Artemis Fowl chegaria aos cinemas, com Kenneth Branagh dirigindo e Conor McPherson escrevendo o roteiro. Porém, tão logo as coisas começaram a avançar, o filme foi apanhado no escândalo do ex-produtor e predador sexual Harvey Weinstein,  já que a The Weinstein Company estava inicialmente envolvida na produção.

Artemis Fowl, o menino prodígio do crime


Felizmente, o filme não se viu voltando para a fase de pré-produção e a Disney confirmou oficialmente que a produção está em andamento. Uma declaração do estúdio confirma o elenco principal previamente anunciado, com o estreante Ferdia Shaw no papel do garoto ArtemisLara McDonnell como a elfa Holly ShortDame Judi Dench como Comandante RootJosh Gad como Mulch Diggums e Nonso Anozie como o hilário Butler. Também completam o elenco Tamara Smart (no papel de Juliet, sobrinha de Butler) e Miranda Raison (como a mãe de Artemis). A declaração da Disney também afirma que Branagh trará muito da equipe de bastidores de seu último filme Assassinato no Expresso do Oriente, enquanto a edição ficará a cargo de Martin Walsh (de Wonder Woman) e Sammy Sheldon Differ, projetará os figurinos.



E os fãs dos livros certamente ficarão satisfeitos em saber que as primeiras indicações da sinopse e dos locais de filmagem sugerem uma interpretação relativamente autêntica do personagem. O fato da Disney ter decidido adaptar apenas o primeiro livro da série, em vez dos dois primeiros, como sido sugerido originalmente, também é um sinal encorajador, pois dá tempo para o filme desenvolver sua história. De fato, o único desvio notável do material de origem é a personagem Commander Root, um homem nos livros, e que no filme será interpretada pela premiada Dame Judi Dench. No entanto, isso não deve ter impacto na história em si, principalmente considerando que a Comandante não está muito longe de ser uma versão feérica da interpretada por Dench nos filmes de James Bond.

Nenhum comentário: